sexta-feira, 18 de setembro de 2015

Do clima

Uma querida amiga confessa no facebook "Sempre associei caatinga à tristeza, miséria. ...", opinião certamente compartilhada por milhões de brasileiros. Uma imagem da vegetação da caatinga mostrou para ela um outro lado, até então oculto.
Habituado, desda nascença, com as mutações daquela vegetação, de uma exuberância irracional no período da chuva, passando pela troca do verde pelas cores amareladas e marrons, até ficarem apenas os galhos secos das árvores, esperando a próxima chuva para começar tudo outra vez, acordei para o desconhecimento que cultivamos com as coisas de nosso País.



 

Não passa pela cabeça de ninguém associar a neve à tristeza ou miséria. Pelo contrário, ficamos maravilhados com o espetáculo.
No entanto, no inverno rigoroso dos países do Norte as folhas caem, as árvores ficam peladas, os pastos e cultivos ficam cobertos de neve, os animais migram ou hibernam e as criações precisam ser alimentadas com o que se guarda das outras estações.




Então, tristeza, miséria, fome têm outras causas, que não as naturais. São construção humana, de cada sociedade. O ser humano cria condições de viver nos mais diferentes climas do Planeta. Pra compensar, cria as sociedades mais injustas possíveis, responsáveis pelas misérias que vemos estampadas nos meios de comunicação, com hipócrita indignação.
O que vemos no Brasil mostra isso claramente.




Um comentário:

  1. Quando cheguei do lado de cá, ainda no inverno, mas já sem neve, me deparei com as árvores secas e sem folhas e criei uma série de fotos que chama "O inverno é também um pouco a seca". O inverno é associado a riqueza, mas as pessoas esquecem que por aqui também há gente que morre de frio quando a temperatura passa a ter só um dígito. O inverno é desolador igual a seca, mas é menos iluminado e faz uma falta danada essa coisa de luz natural. Agora, a miséria é uma coisa que continua ai, não importa se as árvores tem folhas e frutos, e sociedades "menos desiguais" ainda são desiguais, só que a maior parte das pessoas fecha os olhos pra isso.

    ResponderExcluir