domingo, 4 de outubro de 2015

"Pregue o evangelho em todo o tempo. Se necessário, use palavras."

Publiquei esta postagem há 3 anos. Acredito que continua atual nos dias que estamos vivendo. Republico-a.

Comemora-se, neste 4 de outubro, nas igrejas católicas do mundo inteiro, o dia de São Francisco, o mais radical seguidor de Cristo.
Aqui, no Ceará, grande festejo em Canindé, centro da devoção franciscana no Nordeste, com sua Basílica que atrai romeiros de todo canto, em busca dos milagres a ele atribuídos.
Algumas poucas paróquias no Estado o têm como padroeiro, mas em todas as cidades que conheço por aqui tem uma igrejinha ou capela de São Francisco, quase sempre localizada nas áreas mais pobres, bem ao feitio do homenageado.
Na novena que antecede a data, grande presença dos devotos, muitos vestidos com o hábito marrom e o cordão que caracteriza os frades franciscanos.
É grande a identificação dos mais humildes e despossuídos com este homem, que mais viveu que pregou as ideias que o animavam. Este boneco de pano, que ilustra o post, mostra bem a visão do povo com um seu igual.
Francisco pregou o Evangelho em todo o tempo de sua vida, desque entendeu a conformidade e o absurdo do comportamento dos bem pensantes da época com a situação injusta da sociedade.
Para ele, o Criador não estava no céu, ou no olimpo, mas ali no meio de todos, refletido em suas criaturas. Com isto, todos os seres e coisas que foram criados por Ele deveriam receber o respeito e o amor que a Ele se deviam dedicar. Atual e revolucionário, por certo.
Acredito que tenha sido canonizado em tão pouco tempo após a sua morte para evitar o contágio de seu exemplo com os seus pares. Santo é outro departamento. Francisco fazia isto porque era santo. Portanto, nada de tentar fazer o mesmo. Só rezar e pedir graças, por sua intercessão.
Francisco é muito atual. As sociedades criadas pelos humanos, muitas vezes invocando o nome de Deus em vão, cristalizaram as desigualdades como fenômenos naturais e não resultado da intervenção dos homens.
Dá pra entender porque só mais de oitocentos anos depois de sua morte um papa resolve adotar o seu nome e tenta resgatar os ensinamentos de Cristo.
Mãe Terra, Irmão Sol, Irmã Lua...
Temos muito a aprender com Francisco.

(Ilustração: escultura feita em tecido, de autoria não identificada, pertencente ao acervo do Seminário Franciscano Frei Galvão, em SP.)

Um comentário:

  1. Olá , Bom dia !
    Gostei das palavras. Sou amigo do Antonio Maria, minha filha vai ser mãe
    e o nome do netinho é: Francisco! Eu gosto muito de São Francisco de Assis,e
    suas idéias! Parabéns,fiquei mais feliz lendo o texto logo pela manhã!!!

    ResponderExcluir