domingo, 7 de fevereiro de 2016

Aroma & Sabor

Em geral as pessoas compram produtos orgânicos porque eles não contêm agrotóxicos. Brinco até que é talvez a única compra que fazem baseada numa ausência de qualidade.

É uma visão míope, baseada numa percepção de uma agricultura baseada em insumos, onde se combatem os sintomas dos desequilíbrios causados pela atividade, ao invés de se identificar e cuidar de eliminar suas causas. Razão de reportagens grotescas como a exibida no último dia 31/01 no fantástico show da vida.

Poucos se perguntam porque este sistema de produção dispensa a utilização destes venenos, tão prejudiciais à saúde dos seres vivos e ao meio ambiente. É a parte mais interessante da história.

Doenças e pragas numa plantação são sintomas de desequilíbrio, causado por um manejo errado. Os ecossistemas vivem num perfeito equilíbrio dinâmico, com todos os fatores interagindo si e as diversas populações, organizadas numa cadeia trófica, mantêm a estabilidade demográfica, evitando que alguma delas se transforme em praga. Os insetos ou microrganismos desempenham sua função de polícia sanitária do sistema, eliminando partes de plantas mal formadas ou mal nutridas, sem condições de pleno desenvolvimento.

A agricultura promove radical simplificação de um ecossistema. E a agricultura industrial, mais ainda, focando apenas nas relações solo-planta-atmosfera, considerando um ataque de pragas apenas como um ruído, que se combate com os venenos produzidos pela indústria química.

Os agricultores orgânicos/agroecológicos procuram reproduzir em seus cultivos as condições observadas na Natureza, através de um manejo que leva em conta toda a interação entre as culturas, o solo, o clima, a vegetação espontânea, o meio ambiente, promovendo a biodiversidade, estimulando os ciclos biológicos, procurando, assim, um equilíbrio natural. Um jeito natural de produzir alimentos saudáveis, nutritivos e seguros, além de cuidar da preservação dos recursos naturais – solo, água, flora e fauna.

Portanto, ter um produto isento de agrotóxicos é apenas um bônus, pela quantidade de benefícios que estão nele incorporados. O aroma e o sabor incomparáveis de um produto cultivados num sistema que permite seu pleno e natural desenvolvimento, fontes de água limpas e cuidadas, as flores das matas preservadas, a alegria e saúde das pessoas que o produzem são os atributos que fazem a diferença.  Afinal, todos moramos no mesmo Planeta, que é finito, o derretimento do gelo nas calotas polares eleva o nível dos oceanos em todos os cantos, o desmatamento da Amazônia provoca seca e falta de água em São Paulo, a emissão de gases de efeito estufa elevam a temperatura em todos os continentes. Está tudo interligado, o lá fora não existe e o lixo que você dispensa é dentro de sua casa. Tá tudo interligado.

E porque a mídia insiste apenas nesta conversa de agrotóxicos? Visão reducionista e interesses inconfessáveis. O movimento orgânico se auto regula desde seus primórdios. A Federação Internacional dos Movimentos de Agricultura Orgânica (IFOAM, da sigla em inglês), desde sua origem, sistematizou os princípios, estabeleceu normas de produção, criou mecanismos para garantir a qualidade deste modelo de produção, muito antes que os Estados estabelecessem legislações sobre o assunto, de resto, baseadas no trabalho por ela desenvolvido. Afinal, como vimos anteriormente, os representantes da poderosa indústria de insumos estão de olho, desde o início.

Um jornal aqui da terrinha colhe anualmente amostras de produtos orgânicos vendidos no varejo para detectar resíduos de agrotóxicos. Até agora com resultados negativos. Um zelo que não é demonstrado quando a ANVISA divulga sua lista de campeões de contaminação, em pesquisas anuais.

O consumidor dispõe de informações na internet sobre legislação, certificação, organizações, portais de notícias, produtores, distribuidores, processadores, fazendas, enfim todos os elos da cadeia. E os agricultores orgânicos estão de portas abertas para recebê-lo e mostrar, com orgulho, todo o sistema de produção. Ao contrário dos transgênicos, não temos nada a esconder.



Mas o produto orgânico é muito caro, não? Isto é assunto pra outra conversa. Prometo tratar disso.

Um comentário: